sexta-feira, 25 de março de 2011

Chrome 11 beta traz recurso para comandos de voz

Não faz muito tempo, o navegador Chrome, do Google, chegou à décima versão para o usuário final com melhorias no desempenho e no gerenciamento do Flash. Mas os desenvolvedores da empresa não estão esperando o Firefox voltar a ganhar mercado do Internet Explorer sozinho, então já estão trabalhando em mais uma atualização do software.
O blog oficial do browser divulgou na terça-feira (22) o lançamento da versão beta do Chrome 11, que agora traz um recurso herdado de uma das melhores ferramentas do sistema operacional Android, também do Google: os comandos de voz. Segundo Satish Sampath, engenheiro de software da empresa, os desenvolvedores do navegador implementaram a API que permite o reconhecimento de áudio por meio de HTML, podendo transcrever o que foi ditado em texto.
“Quando uma página da web utilizar esta ferramenta, você apenas clica em um ícone e então fala no microfone do seu computador”, explica Sampath. “O áudio gravado é enviado aos servidores de fala para transcrição, levando então o texto a ser digitado por você”, conclui, exibindo um site que já possui o recurso embutido em HTML5 (é necessário já ter o Chrome 11 beta instalado).
Outras novidades na futura versão do navegador do Google é a aceleração por placa gráfica (GPU) para CSS em 3D, que permite aos desenvolvedores aplicar o efeito tridimensional em um conteúdo de um site utilizando a linguagem de programação. Imagine só o potencial para pop-ups ainda mais irritantes e intrusivos nas suas páginas preferidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário