Motor não é lá dos mais esportivos, mas o Fiat Uno Sporting ganhou suspensão rebaixada e firme
A chegada do novo Fiat Uno Sporting ao mercado muda uma rotina comum nas fabricantes instaladas no país: a de versões esportivas que, de esportivas mesmo, só tinham o visual. Não que o compacto seja um legítimo herdeiro do clássico Uno Turbo. O motor 1.4 de 88 cv (com etanol) que equipa a versão é o mesmo encontrado nos outros modelos. Mas, de acordo com a própria Fiat, não é só com motor que se faz um esportivo.
Durante a apresentação do modelo à imprensa, a fabricante afirmou que “o conceito de carro esporte não está só na aceleração”. A frase soa como justificativa para a aceleração de 0 a 100 km/h 0,4 s menor do que a versão Attractive 1,4, na qual o Sporting se baseia – a diferença acontece por causa dos pneus 10 mm mais largos. Contudo, durante a rápida avaliação do compacto, foi possível perceber que, se não é um foguete de bolso, o Sporting é, de fato, mais esportivo do que os outros Unos.
Adesivos esportivos, rodas e saída de escapamento dupla dão agressividade ao visual do Fiat
As principais modificações do modelo se concentram na suspensão, cuja altura foi reduzida em 20 mm. Molas, amortecedores, barra estabilizadora e eixo de torção foram modificados para tornar o Uno Sporting mais firme. Na prática, a nova versão deixou de lado a moleza característica dos carros da Fiat e se aproximou mais do comportamento dinâmico dos Chevrolet. Ou seja, aquele acesso de ponte que o novo Uno teimava em fazer com a carroceria totalmente inclinada não é mais tão desconfortável no Sporting.
A firmeza extra, porém, cobra seu preço. O motor recebeu um novo coxim hidráulico para compensar o endurecimento da suspensão, enquanto os passageiros perdem parte do conforto em ruas esburacadas e onduladas. É o preço da esportividade. Aliás, falando em preço, o Uno Sporting é o novo topo de linha do modelo, partindo de R$ 32.170 para a versão duas portas e R$ 33.970 para a de quatro portas. Além dos itens de série já encontrados no Uno Attractive (como direção hidráulica e vidros e travas elétricas), o Sporting adiciona acessórios estéticos, incluindo ponteira de escapamento dupla e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
O motor 1.4 de 88 cv que equipa a versão é o mesmo encontrado nos outros modelos
Em resumo, o Uno Sporting contenta quem quer um carro esportivo que exiba seus dotes para a velocidade não só no visual. Se o fôlego do motor 1.4 continua deixando a desejar, as alterações da suspensão tornaram o Uno um carro menos enjoativo (literalmente) de se dirigir, por um preço pouco acima das outras versões.
Fonte: R7.com
Fonte: R7.com
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