sexta-feira, 25 de março de 2011

A menor câmera de vídeo do mundo tem preço acessível e múltiplas possibilidades

Dizem que "os melhores perfumes estão nos menores frascos", mas é possível contestar este ditado de inúmeras formas. Mas falando em tecnologia, a frase faz muito mais sentido, pois a redução de tamanho ajuda a criar novos produtos que se destacam dos demais.
Em certos casos, essa miniaturização de produtos tem como finalidade otimizar tratamentos médicos, como acontece com a mini câmera da Fraunhofer, que foi projetada para ser usada dentro do corpo humano, substituindo as câmeras de fibra óptica usadas em endoscopias.
Além do tamanho, a câmera tem outra vantagem, pois seu custo seria tão baixo que ela poderia ser descartada depois do uso, ao contrário das câmeras usadas atualmente, que precisam ser esterilizadas depois do uso. A empresa também destaca novas utilidades, como colocá-la na traseira de carros, substituindo espelhos retrovisores, garantindo maior aerodinâmica ao veículo.
Seu pequeno volume – um milímetro cúbico – realmente impressiona, principalmente ao compararmos for comparado com uma agulha, como pode ser visto na foto. Com sua proposta de trazer mais tecnologia aos procedimentos médicos, a câmera da Fraunhofer não poderia fazer feio em termos de imagem, e ela realmente não faz, com uma resolução de 62.500 pixels. As imagens são enviadas por um cabo elétrico, e não por fibra ótica.
A inovação da Fraunhofer não é apenas o produto em si, e sim seu bom preço, que pode garantir maior segurança em termos de higiene nos ambientes hospitalares. A marca afirma que sua previsão de lançamento é para o ano que vem, mas ainda não divulgou o preço desta câmera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário