quarta-feira, 23 de março de 2011

Conheça a história de Barack Obama

Em família - Barack Obama (direita), aos nove anos de idade, posa para foto ao lado da mãe, Ann Dunham, do seu padastro indonésio, Lolo Soetoro, e da sua irmã, Maya Soetoro; a foto foi tirada na Indonésia na década de 1970.

Recém-casados - Obama conheceu sua mulher, Michelle, quando foi trabalhar em uma firma de advocacia em Chicago, nos Estados Unidos; na foto, eles celebram o casasamento em 18 de outubro de 1992, nessa mesma cidade.

Em Berlim – Quando ainda era candidato à Presidência, Obama discursou para milhares de alemães em frente ao monumento Coluna da Vitória, em Berlim, no dia 24 de julho de 2008. O futuro presidente dos Estados Unidos falou, na ocasião, em paz mundial e união entre os povos.

Convenção democrata - No dia 28 de agosto de 2008, Barack Obama aceitou concorrer à presidência dos Estados Unidos durante a convenção do Partido Democrata, em Denver, nos Estados Unidos. Ele enfrentou o candidato John McCain, do Partido Republicano, e venceu as eleições em novembro daquele ano.

Presidente negro - Barack Obama tomou posse como presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro de 2009, em frente ao Capitólio, sede do poder legislativo americano, em Washington. O primeiro presidente negro dos EUA pôs fim à “era Bush”, como ficaram conhecidos os oitos anos do governo de George W. Bush, marcados por guerras e pela impopularidade do líder americano em todo o mundo.

Curvando-se ao Japão - Em vistia a Tóquio, em novembro de 2009, Barack Obama curvou-se diante do imperador japonês, Akihito, em sinal de respeito. O gesto causou alvoroço nos Estados Unidos, onde muitos viram a atitude do presidente americano como um sinal de “submissão” ao país oriental.

Recomeço com os árabes - Em junho de 2009, Obama fez um histórico discurso na Universidade do Cairo, no Egito, numa clara tentativa de reaproximação com os países do mundo árabe; na ocasião, ele chegou a dizer que a relação entre os Estados Unidos e o Islã teriam um “novo começo”.

Obama e “o cara” - Em uma reunião do G20 em Londres, em abril de 2009, Obama se referiu ao então presidente Lula como “o cara”. Lula retribuiu o agrado no encontro do G8, em L’Aquila, na Itália, em julho de 2009, presenteando o líder americano com uma camiseta da seleção brasileira.

De olho na brasileira - Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, se renderam à beleza do Brasil, quando Mayara Tavares passou por eles durante uma reunião do G8 em L’Aquila, em julho de 2009. A olhadinha no bumbum da brasileira virou fenômeno na internet.


Cervejinha - Em julho de 2009, o presidente Obama e o vice-presidente, Joe Biden (esquerda), chamaram à Casa Branca o professor Henry Louis Gates Jr. e o policial James Crowley. Gates, que é negro, havia sido preso por Crowley em Cambridge, o que gerou acusações de racismo por parte do policial. A “cervejinha” encerrou o caso.

Nobel - Barack Obama terminou o primeiro ano de seu mandato recebendo em Oslo, na Noruega, o Prêmio Nobel da Paz. Muitos criticaram a escolha, uma vez que, para muitos, o presidente mal teve tempo para mostrar que merecia ter sido escolhido.

Férias presidenciais - Em férias no Havaí, Barack Obama se refrescou tomando uma raspadinha na cidade de Kailua, em sua terra natal.

Primeira-família - Barack Obama caminha pelos jardins da Casa Branca, em Washington, com sua mulher, Michelle, e suas filhas Malia (esquerda), de 12 anos, e Sasha (direita), de nove anos. O presidente americano faz questão de ressaltar o seu lado família em diversas aparições públicas.


Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário