sábado, 19 de março de 2011

Obama foi o primeiro a ver quadro de Tarsila do Amaral no Brasil

Abaporu foi encomendado por Dilma para mostra de artistas brasileiras
Presidenta Dilma Rousseff, presidente americano Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama visitam a exposição Mulheres Artistas Brasileiras, no Palácio do Planalto. Na imagem, o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral.
A obra, que tem exposição permanente no Malba (Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires), foi emprestada à presidente Dilma Rousseff para compor a mostra Mulheres Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20, que será aberta no Palácio do Planalto só no próximo dia 23 de março, na semana seguinte à visita do presidente norte-americano.
Além de Tarsila, estão expostas cerca de 80 pinturas e esculturas de 48 artistas brasileiras. Destacam-se trabalhos de Djanira e Anita Malfatti, além de artistas contemporâneas como Beatriz Milhazes e Mariannita Luzzati. A curadoria ficou a cargo da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), de São Paulo.
O Abaporu, símbolo máximo do modernismo brasileiro, pertence ao colecionador argentino Eduardo Costantini, que o arrematou por R$ 2,5 milhões, em um leilão realizado em Nova York em 1995.
Em tupi, o termo abaporu significa “homem que come gente”, referência à ideia modernista de “deglutir” a cultura estrangeira, fazendo uma releitura com base na realidade brasileira. O quadro foi pintado em 1928 e Tarsila o deu de presente ao marido, o escritor Oswald de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário